AGROPECUÁRIA
Inovação e tecnologia ao serviço do sectorAtravés da Sirculo Agropecuária, o grupo atua na área da Agricultura, Floresta Fruticultura, Vitivinicultura, Suinicultura e Bovinicultura
As culturas e a Floresta
Nas propriedades coexistem o montado de sobro e o aproveitamento do seu sub-coberto, as culturas anuais regadio e sequeiro, dominadas pelas consociações de várias sementes e as culturas permanentes como a vinha, os figos da índia e prados permanentes. As herdades têm mais de 200 ha de montado, com uma produção aproximada de 12.000 arrobas de cortiça.
A escolha da cultura
A escolha das culturas faz-se de acordo com as necessidades dos animais e com as características do solo. Mediante análises ao solo, selecionam-se as culturas que melhor se adaptam ao clima onde as propriedades estão inseridas. É seguido um processo de escolha de misturas de várias sementes, equilibrando sementes de regadio e de sequeiro.
A opção pelo Modo de Produção Integrada, que segue os princípios da Agricultura Biológica, foi natural e de acordo com a atividade da Sirculo Agropecuária, que se empenha no caminho de uma sustentabilidade plena.
Fruticultura
O Figo da Índia, na sua variedade Optuntia Ficus-Indica, é um fruto que, em modo de produção biológico, é totalmente adequado a uma região como o Alentejo. O seu cultivo permite uma otimização de recursos como energia e água, adequada à utilização de energias renováveis e sistemas de rega de baixo consumo de água. Da Figueira é possível extrair o fruto para consumo direto, destinado ao mercado de produtos frescos; sumo para consumo direto, destinado ao mercado de sumos naturais; óleo das sementes e pó, destinados à indústria cosmética e farmacêutica, pelas suas propriedades anti-inflamatórias e anticancerosas comprovadas em recentes investigações científicas. Este Fruto tem um elevado potencial de comercialização, amplamente explorado em zonas como América do Sul, Estados Unidos, África do Sul, Grécia, e Itália.
Vitivinicultura
A vinha está localizada em Casa Branca a 20 km de Estremoz, num “Terroir” propício às castas Aragonez e Trincadeira e produz cerca de 70 toneladas de uva por ano. Além da atividade comercial do negócio das uvas, a Sirculo Agropecuária produz um vinho típico alentejano, aromático, robusto e equilibrado, que apresenta uma cor profunda, concentrada e a sua estrutura de taninos única potencia um surpreendente envelhecimento em garrafa. O loteamento destas castas confere-lhe um maior exotismo e elegância e após fermentação em lagares o vinho estagia 6 meses em barricas de carvalho e depois mais 6 meses em garrafa.
As pastagens
As pastagens da Sirculo Agropecuária são a base da sua criação bovina, que se procura que seja o mais natural possível. Durante grande parte do ano, os animais pastam em prados permanentes e no sob-coberto do montado de sobro, onde têm alimento, sombra, pontos de água e por onde vagueiam de forma natural. Em alturas de maior carência alimentar, resultante principalmente do período estival onde as pastagens secas pelo sol perdem valor nutritivo, os animais são suplementados com forragens produzidas internamente. Assim, garante-se um produto de qualidade e que permite que os animais mantenham a condição corporal ideal ao longo do ano.
A Sirculo Agropecuária tem como objetivo alcançar o autoaprovisionamento, tornando-se menos sujeita a fatores externos. Aliado a este facto, assume o compromisso de fazer uma agricultura consciente e que respeita o meio ambiente, pois só trabalhando de forma sustentável se pode garantir o futuro e o das próximas gerações.
Suinicultura
Montibérico
A Montibérico, empresa que integra a Sirculo Agropecuária, foi criada em 2008 e iniciou a sua atividade com cerca de 50 reprodutoras Alentejanas com idade muito avançada e longe do seu ciclo reprodutor ideal. Hoje tem 850 reprodutoras Ibéricas puras em produção, produz anualmente 13.000 animais e tem uma taxa de renovação de 50% ano do efetivo reprodutor. Desta forma, consegue uma melhoria constante do seu produto . A sua produção é exportada, quase na totalidade, para Espanha. À semelhança das outras empresas do grupo, a Montibérico é uma empresa com elevada responsabilidade social e ambiental. Seguindo esta filosofia, utiliza os efluentes pecuários que produz, para melhorar a qualidade dos solos aumentando a produtividade dos mesmos , sem recorrer à utilização de adubos químicos. A Montibérico é líder na produção de porco Ibérico em Portugal e utiliza toda a tecnologia disponível no mercado para dar as melhores condições aos animais e obter o maior controlo possível na produção dos mesmos.
Bovinicultura
O efetivo reprodutor é constituído por 250 vacas cruzadas de Limousine e que permite a produção de 225 vitelos por ano. Os touros, excelentes exemplares de raça Limousine, Salers e Angus fazem com que se registe uma procura excecional pelos animais, inclusivamente por machos reprodutores.
Estes animais caracterizam-se por um conjunto de qualidades fundamentais, entre as quais destacam-se a facilidade de partos, a rapidez de crescimento, a rusticidade e a docilidade.
A exploração funciona em modo de produção integrado que consiste em os animais passarem o maior espaço de tempo possível no campo e são suplementandos apenas nos momentos de carência, quando o campo não proporciona um alimento com a qualidade e quantidade exigidas pelos padrões de qualidade da Sirculo Agropecuária.
Sirculo Herdades
Esta é a empresa do grupo, integrada na Sirculo Agropecuária, que está focada na aquisição, construção e gestão de explorações agrícolas e pecuárias.